Ser Cerimonialista é fácil?

Ser cerimonialista é acabar entrando um pouco na vida particular do noivo e da noiva. Precisar saber de detalhes de suas vidas, para então conseguir transformar o grande dia com aquele jeitinho de ser deles. Ou então entender detalhes que precisam de atenção maior para evitar gafes no dia. Isso gera um laço de amizade, laços afetivos. Devido a esta intimidade é necessário, e muito importante, que este profissional cerimonialista seja de confiança, transmita segurança e tranquilidade. E ai entra a questão tempo, quanto mais melhor. Contratá-lo para o trabalho com pouco tempo para o grande dia, não trará a tona todos estes detalhes, pode não dar tempo, faltar algo.

Trabalhar com eventos exige muita dedicação. Ser cerimonialista ou organizador exige estudo, aprendizagem, aperfeiçoamento, pesquisas, visitas, conversas, muita, mas muita experiência prática. Organizar um casamento exige muito mais do que simplesmente contratar serviços e pessoas, ou montar um cortejo..

Você não acorda cerimonialista, você não vira cerimonialista, você precisa construir esta profissão passo a passo. Bico de final de semana? Nunca, nem pensar, você acaba vivendo eventos e vivendo para os noivos durante várias horas do dia, durante toda a semana. Os noivos tem apenas um cerimonialista, mas o cerimonialista tem vários noivos, e com eles vários e vários profissionais. Imaginou colocar em dia todos os detalhes e assuntos com cada um?

Você deve amar este mundo de eventos, amar trabalhar muito, amar dedicar-se ao outro, amar bem servir sem esperar agradecimentos, amar fazer o melhor possível sem aparecer. Errado é você pensar que trabalhar com eventos é viver num mundo de glamour, num mundo de festas, e de horas curtindo músicas, bandas e poder desfrutar de boas comidas e bebidas. Não, você está ali a trabalho, sempre atento e disponível para qualquer eventualidade.

Bom humor, alegria, entusiasmo, deixar o momento tenso mais descontraído, brincar e interagir com as pessoas, ser sociável, mostrar-se sempre de boa vontade para sempre bem atender a todos. É primordial esta boa convivência, inclusive com os demais profissionais, assim tudo irá fluir perfeitamente.

O que é um final de semana? Não sei, a partir de sexta você já está envolvido, e no domingo você retornará cansado de madrugada, indo dormir na hora que todos os “normais” já estão acordando para curtir o passeio no parque.

O que é família? São aquelas pessoas com as quais você convivia lembra? Nos encontros de sábado a noite, nos almoços de domingo…

Cansaço, dores, fadiga, também estresse, não podemos negar, é normal. Mas nada como ao término receber um sorriso, um abraço, um obrigado dos queridos noivos. Dever cumprido! Um casal que se vai, outros que chegam. Mas todos são e serão sempre importantes. Nenhum será igual ao outro. E que bom quando mesmo após o fim de tudo, deixamos aquele processo FORNECEDOR X CLIENTE de lado e entramos numa nova etapa: AMIGOS. Conversas continuam, mas com outra ênfase, outros assuntos. Facebook e whats mantidos, sempre um olá para relembrar. Mais uma família nasce, e você fica com aquele orgulho de ter tipo uma parcelinha de participação em todo este processo. Nós não somos de ferro, emoções afloram também, seja no planejamento, seja no dia, na cerimônia, na festa, e depois quando somos agraciados com alguns recadinhos.

Texto por Romoaldo Bortolan – cerimonialista — Rosa Eventos Cerimonial e Organização de Casamentos

Escrito por

Blog Festas e Casamentos por CrisQuadrini Assessora e Cerimonialista. Cristina Quadrini é Profissional da Área de Eventos em Curitiba/PR- BR desde 2009. Apaixonada por Festas e Casamentos com detalhes na arte de bem receber as pessoas que gostamos em eventos especiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s